sábado, 13 de agosto de 2011

A PASTORAL DA SAUDE= MANDATO DE JESUS.

A Pastoral da Saúde- mandato de Jesus.


Vida e a saúde fazem parte do projeto de Cristo, pois Ele deu ordem aos seus seguidores: "Ide pelo mundo inteiro evangelizai e curai os doentes". Mt. 10,5ss.
Diz Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia: Jo.10, evangelizava e curava. Tão especial é a vida que foi o centro da missão de Jesus. Nós agora somos os continuadores levando adiante, como discípulos e discípulas, essa maravilhosa arte de cuidar, recuperar, prevenir, defender, amparar, libertar a vida em todas as dimensões do ser humano, isto é integralmente.
Hoje mais do que nunca a vida está ameaçada e mal tratada. Ela precisa ser libertada da: fome, morte, opressão, marginalização, doenças, falta de condições de vida, ignorância, exclusão e falta de sentido. Em resumo ela precisa ser humanizada, dignificada e tornada conforme o fim pela qual ela foi criada.
Eis porque dizemos que a pastoral da Saúde faz parte do projeto e mandato de Cristo; Pastoral da Saúde entendida sempre nas três dimensões.
“Jesus percorria todas as cidades e vilas pregando a boa nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade.” Mt.9,35 .Toda espécie... é claro que não se limitou somente na esfera espiritual pois que é evidente na vida de Jesus ele aparece rodeado de todos os tipos de pessoas com necessidades, físicas, emocionais, espirituais e sociais. Em toda atividade de Jesus podemos dizer que está presente a Pastoral da Saúde, pois que a Pastoral da Saúde é toda ação evangelizadora e libertadora em favor da vida. Restaurar a saúde integral da pessoa.
Toda espécie de doença, hoje, significa que a nossa atenção é olharmos para o povo que tem fome e sede, que está enfermo e nos chama a nos comprometer a cuidar da vida e da saúde diante das múltiplas realidades de sofrimento humano.
A palavra de Deus nos faz descobrir os sinais de vida e de morte hoje e nos interpela a nos dar conta se somos geradores de vida ou de morte em nossa pratica cotidiana.
Ser discípulos e discípulas de Jesus é aprender, constantemente com Ele agindo em nossa realidade atual com os mesmos sentimentos e objetivos que Jesus ensinou, pediu e nos enviou em missão.
A vida é dom gratuito para que o administremos. Colaboremos pela preservação, defesa e promoção plena da vida de todos os seres humanos.
Jesus nos envia e conta conosco para vivermos e espalharmos vida por ande andarmos.
Ir.Luisa Cavalli





Um comentário: